Conduzir um veículo elétrico é semelhante a conduzir um veículo tradicional com transmissão automática.
Os carros automáticos funcionam mudando as velocidades por si, em condições normais de condução.
A maioria das caixas de velocidades automáticas permite-lhe selecionar entre ‘
P’ (para
estacionar), ‘
R’ (
marcha-atrás), ‘
N’ (
ponto morto) e ‘
D’ (
conduzir).
Cada engrenagem simplesmente faz o que diz.
- O estacionamento só deve ser utilizado quando está parado e a sair do carro. Isto ‘bloqueia’ a transmissão, evitando que role (mas continua a ter de acionar o travão de mão quando estacionado).
- A marcha-atrás faz o que diz - funciona da mesma forma que a marcha-atrás num manual e deve ser selecionada quando se pretende conduzir em marcha-atrás.
- Neutro é o mesmo que tirar a mudança de uma caixa de velocidades manual (ponto morto). Não deve ser seleccionado durante a condução - isto é conhecido como desaceleração - mas pode ser utilizado (em conjunto com o travão de mão) se estiver parado durante um curto período de tempo.
- O Drive irá selecionar as mudanças automaticamente e permitir que o carro avance.
Sabia que a maioria dos fabricantes oferece modelos elétricos como alternativa na sua gama de veículos existente? Por exemplo, o Peugeot 208 inclui uma versão elétrica.